Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit

Por 432 votos contra e 202 a favor, a Câmara dos Comuns rejeitou o pacto apresentado por May, que conta agora com um prazo até a próxima segunda-feira para levar um plano alternativo.

Por Redação em 15/01/2019 às 23:33:27

Neste terça-feira (15), o Parlamento do Reino Unido rejeitou o acordo de saída da União Europeia, o Brexit, por 432 votos contra e 202 a favor. A proposta tinha sido apresentada pela primeira-ministra Theresa May e era apoiada pelos países da Europa.

Com a decisão, May agora precisa apresentar um plano alternativo até a próxima segunda-feira (21). Além disso, ela ainda irá encarar uma moção de censura apresentada pelo Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn. Com a medida, a oposição tenta forçar nova eleição para o cargo de primeiro-ministro.

O Reino Unido deixará União Europeia no dia 29 de março e dependia da aprovação do acordo para não ter que negociar uma prorrogação. Do contrário, a ruptura acontecerá sem um acordo o que, de acordo com a própria May, "significaria nenhuma parceria de segurança com a União Europeia".

O principal ponto do acordo rejeitado pelo Parlamento trata de um mecanismo de salvaguarda que visa evitar que a fronteira da Irlanda do Norte com a Irlanda, país independente e que continua no bloco, deixe de ser de livre circulação. O tratado ainda possuía outros pontos, como o direito de cidadãos após o Brexit e um período de transição.

O Reino Unido entrou na União Europeia em 1973.


Fonte: pleno.news